Pensamento de design (Design Thinking)
Essa metodologia de organização de ideias que levam para a ação, busca diversos ângulos e perspectivas para proposição de soluções para desafios reais, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de ideias inovadoras. Passa por três fases: ideação, prototipagem, e implementação, onde a iteração (teste) está presente em todas as etapas através da participação dos usuários. É uma metodologia poderosa, centrada nas pessoas, e fazemos cada vez mais uso dela.
|
Espaço mão na massa (makerspace)Um espaço dentro de uma escola, universidade, biblioteca ou outro local público ou privado onde existem máquinas e materiais de prototipagem (construção) como ferramentas, impressoras 3D, cortadoras a laser, microprocessadores Arduino, etc. Makerspaces são locais modernos e ideais para fazer, aprender, explorar, criar, consertar, inovar e compartilhar ideias, soluções, e produtos. Nós adoramos interagir com tais espaços.
|
Movimento mão na massa (Maker)Esse movimento mundial reflete a cultura "Faça-Você-Mesmo", que vem do inglês, Do-It-Yourself (DIY). O manifesto Maker diz que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos, e com o apoio de maquinários e comunidade de inventores disponíveis em espaços mão na massa, ou makerspaces.
|
Faça Você Mesmo (DIY)O DIY refere-se à prática de fabricar ou reparar algo por conta própria e não comprar um produto novo, pré-fabricado, ampliando o consumo. A prática, atualmente, engloba qualquer área de atividade, dos cuidados médicos ao design de interiores, da publicação à eletrônica. No Brasil, ela pode adquirir o formato de gambiarra e é legal! Sim, gambiarra pode ter impacto positivo e social!
|
Creative CommonsUma organização não governamental sem fins lucrativos voltada para expandir o acesso à informação através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional "todos direitos reservados". Nós acreditamos na abertura de informações e no uso gratuito de recursos educacionais. Sinta-se livre para reutilizar o conteúdo desse site com alguma limitações, deve citar, e não pode fazer uso abusivo do material ou imagens contidas aqui.
|
Gambiarra-tech ou Low-techTecnologias ou técnicas simples e de baixo custo, as quais usam materiais de baixo custo, accessíveis, e, muitas vezes, reaproveitados, e cujos processos não exigem especialização teórica ou mesmo uma estética bem definida, mas sim bastante criatividade e independência. Por exemplo, um ar condicionado feito com garrafas PET.
|
High-tech
Tecnologias mais complexas e considerada de ponta que trabalham com as mais recentes inovações tecnológicas seja na implementação, constituição, ou na sua investigação. Como a tecnologia evolui rapidamente, high-tech, não necessariamente, é sinônimo de produtos caros. Por exemplo, o microprocessador Arduino é feito com componentes de baixo custo.
|
DIYBiODIYBio ou Biologia de garagem é um movimento internacional de ciência cidadã que trata de criar versões acessíveis e distribuídas de métodos e equipamentos biológicos, isso através de soluções tecnológicas de baixo custo (low ou high tech), e é focada nos espaços e público fora das universidade e as empresas de biotecnologia.
Vale lembra que o código de ética permanece! |
Aprendizagem CriativaApre
|