Conector Ciência
  • Conector Ciência
    • Na midia
    • Glossário
  • Divulgação Científica
    • Microzônia
    • O Mundo Invisivel
    • Makers nas Escolas
  • Tutoriais
    • Conectorscopio
    • Foldscope
  • Sobre Nós
  • English
  • Portfolio
  • Conector Ciência
    • Na midia
    • Glossário
  • Divulgação Científica
    • Microzônia
    • O Mundo Invisivel
    • Makers nas Escolas
  • Tutoriais
    • Conectorscopio
    • Foldscope
  • Sobre Nós
  • English
  • Portfolio
Esse projeto inovador no Brasil não é somente sobre a descoberta de criaturas e estruturas microscópicas,
é muito mais do que isso, é também sobre tornar a ciência e as tecnologias educacionais menos invisíveis
para as escolas brasileiras, e tornar os brasileiros menos invisíveis ao processo científico,
valorizando as escolas como espaços de experimentação e inovação.


NA MÍDIA
Imagem
Imagem
Imagem

ETAPAS DO PROJETO

Todo projeto tem um começo, um meio, e continuidade...
Picture

Planejamento

Tem que ser colaborativo.
Picture

Implementação

Os alunos protagonizam.
Picture

Depoimentos

Compartilhe tudo!
 

O PLANEJAMENTO VISUAL

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
 

O QUE OS ESTUDANTES SABEM?

A professora de biologia, Débora Daltro, fez quatro perguntas: O que é microscopia? Quem já viu um microscópio? O que podemos ver com microscópios? Para que servem os microscópios? As respostas indicaram que os estudantes sabiam, no geral, a função de um microscópio mas não o conceito de microscopia.

Ficou bastante claro que o microscópio é um ícone da ciência já que a maioria dos estudantes já havia visto um microscópio. Por outro lado, muitos deles não haviam ainda utilizado um microscópio padrão nem um microscópio feito de papel. 

A professora associou a discussão sobre o universo da microscopia, intitulado "O Mundo Invisível", com um vídeo que explica as dimensões do mundo desde o macroscópico ao microscópico. Alguns estudantes, percebendo o grande universo de microrganismos na água, exclamaram: "Não vou mais tomar banho!". "Nem todos eles fazem mal!". "Não vou mais beber água da torneira!". "Eu não mais imagino (microrganismos), eu vejo!". Em outro momento: "Nossa, achava que minha pele era bonita!". Os estudantes gostaram tanto de ver o universo microscópico apresentado pela professora que não queriam que a oficina terminasse, mesmo com as surpresas que tiveram. Pediram para ver mais vídeos. Queriam usar um microscópio.

O MANUAL

O desconhecimento das palavras técnicas ou jargões científicos dificultaram o processo de entendimento do passo-a-passo do manual, isso somado ao fato de que o texto estava em inglês (agora resolvido). Tivemos, assim, oportunidades para discussões sobre as frustrações que são tão comuns no processo científico e na sua comunicação científica. Trabalhamos essa frustração explicando que na ciência nem tudo é resultado positivo e rápido, e que muitos experimentos requerem mais tempo e atenção. Até ali, o entendimento do papel das lentes ainda era vago, e mesmo a utilidade do Foldscope.  
Nós produzimos o primeiro manual em português da primeira versão do Foldscope (não mais comercializada / imagens abaixo).

ATENÇÃO: A Foldscope Instruments postou uma série de tutoriais da nova versão do Foldscope.
Por favor, verifique os tutoriais de montagem no site da Foldscope Instruments e o manual em Português. 
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

OS PROTÓTIPOS

Assim, pedimos que construíssem protótipos com papel, papelão, plástico, e fita adesiva do que entendiam ser um microscópio. Perceberam que a estrutura do microscópio pode ser variável e um grupo decidiu criar um protótipo do Foldscope. Mas algo ainda faltava, uma visão aumentada. Aqui eles já começam a entender a função das lentes e as múltiplas opções de formatos.

MONTANDO O MICROSCÓPIO E VENDO AS PRIMEIRAS CÉLULAS

Deixamos os microscópios na mesa, e os estudantes se colocaram para montar com o apoio do manual em português. Os estudantes do Fundamental II, conhecidos na escola como Gamma, conseguiram montar sem muita assistência. Eles estavam bastante animados e discutiram muito sobre a montagem. A montagem, em si, não é complexa, o maior problema é que o microscópio em si é fora do padrão. Eles estavam acostumados a ver um tipo de microscópio padrão, e muitas vezes falavam desse padrão como um "microscópio de verdade". Essa noção é depois desconstruída quando entendem o potencial do equipamento (Foldscope) na prática. Expliquei a função das lentes com cuidado e como eram produzidas.

No caso dos estudantes do ensino Fundamental I, a história é diferente. Eles não conseguiam se articular em grupo para montar. Assim, intervi, e articulei o processo de montagem conjunta, com cada estudante participando em uma etapa. Nós só tínhamos dois microscópios disponíveis. Como são muito agitados e imediatistas, volta e meia tínhamos que todos paralisar todo o processo de montagem para fazermos um relaxamento. Foi bastante produtivo associar o processo científico com esse lado corporal. Depois, quando o microscópio já estava montado, eles entusiasmaram muito! Não estavam tão animados com a montagem em si porque estavam ansiosos para ver o "mundo invisível". Rapidamente, saíram da sala de aula para coletar formigas mortas, grama, penas de aves, lápis de cor (sim!), e começaram a visualização com as asas de mariposas que a professora de biologia trouxe. Para todas as amostras,  eles mesmos montaram as lâminas. Com uma ajudinha extra para localizar, todos conseguiam ver as amostras.

PROJETOS ELABORADOS PELOS ESTUDANTES

A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma das metodologias utilizadas na escola. Os estudantes estruturaram projetos tendo o microscópio de papel como ferramenta de investigação. Um dos grupos analisou os microrganismos na água, descrevendo as diferenças entre as amostras. Outro grupo comparou amostras vegetais para visualizar as células com a finalidade de comparar o Foldscope com um outro microscópio disponível na escola. Outro grupo buscou identificar características microscópicas do corpo dos insetos. Todos os projetos escolhidos pelos alunos foram de exploração naturalista e coordenados pela professora de biologia com base no método científico.
Imagem

A COLETA DE CAMPO

Eles escolheram os locais de coleta.
​Documentaram o processo em uma planilha, identificaram as amostras, prepararam as lâminas, e observaram.

VENDO O MUNDO MICROSCÓPICO E RELATÓRIOS

Imagem
 Grupo das amostra de água

"A coleta foi legal, mas nas águas que coletamos não conseguimos ver nada e a nossa expectativa seria que viríamos a diferença entre as águas. Em uma água que o Filipe coletou, tinha larva de um bicho e achamos interessante.”

*Filipe, observação: a larva é de um inseto. As coletas no rio, pelos estudantes, não tinham organismos visíveis e somente algumas algas unicelulares.

Grupo das plantas

"Queríamos ver as células das plantas como Espada de São Jorge, Babosa e suculentas em detalhes. Vimos o que pretendíamos ver, e com mais detalhes!” 

*Filipe, observação: o cortes estavam grossos mas deu para ver bem as estruturas da célula vegetal. Preparei a planta manto de viúva posteriormente, e fiz um vídeo no qual pode-se ver estômatos e vacúolos.

Grupo dos insetos

"Esperava conseguir ver até bactérias. Conseguimos ver organismos vivos como protozoários e larvas de mosquitos. O que eu mais gostei de fazer foi ver a esponja do mar e eu também ADOREI ver a asa da libélula, porque consegui ver protozoários. Eu gostei de fazer essa experiência e se pudesse faria tudo de novo.”  

*Filipe: observação: o animal já estava morto e nas asas haviam organismos se movimentando, entendemo como protozoários. Quando fizemos a filmagem não observamos tais animais. 
 

O QUE OS EDUCADORES TEM A DIZER?

Débora Daltro

Picture

Professora de Ciências

​"Estou aqui a admirar cada rosto dessas fotos, cada olhar de surpresa e descoberta, um mundo se revelando. A experiência é montar um microscópio de papel! É testar seu alcance. É ver se funciona! A experiência é fazer isso junto, pois ninguém sabe ao certo aonde vai dar, se vai dar, mas juntos vamos descobrir! A experiência é abrir a mente."

Flávia Cardoso

Picture

Coordenadora Pedagógica

"​O encantamento dos estudantes iniciou no primeiro encontro, quando discutimos sobre os microscópios. Uma semana após o término do projeto, todos os dias eles pedem para pegar o microscópio que temos na escola e colocar algo para eles observarem. Alguns até trazem folhas ou partes de insetos para ver através das lentes!"

Kyra de Aguiar

Picture

Gestora (diretora)

"A oportunidade das crianças "fazerem" ciência num processo que tem início, meio e fim foi, obviamente, empolgante e inspirador para eles... tenho certeza que a compreensão do assunto foi bem mais profunda do que uma simples aula sobre o tema."

Conector Ciência
Realização: 
Conector Ciência e Inova Educação.
Apoio: Foldscope Instruments.

Coordenação do projeto:
Filipe Oliveira da Silva.

Coordenação dos projetos de pesquisa:
Débora Daltro Vila Nova.

Direção da escola Inova Educação:
​Kyra de Aguiar.


Edição de conteúdo e layout:
Filipe Oliveira da Silva.

Design gráfico:
Tuomas Saikkonen e Filipe Oliveira da Silva.


Produção de vídeos:
Montagem do Foldscope: Juca Badaró, Renata Matos.
Visualização de amostras: Tuomas Saikkonen e Filipe Oliveira da Silva.


Agradecimentos:
Estudantes e professores da escola INOVA educação pela receptividade, ideias valiosas, e amizade. Em especial: Débora Daltro Vila Nova, Flávia P. Cardoso, Kyra de Aguiar e Luciano J. Fernandes pelo co-desenvolvimento das ideias no coletivo. Bieke Bollen pelo apoio nas oficinas. Emilio Lanna, professor da UFBA, pela doação de amostras de esponjas que serviu para exemplificar a preparação de lâminas: assista ao vídeo aqui.  Juca  Badaró e Renata Matos pela produção, direção, e edição do vídeo principal de divulgação de forma voluntária, com muito carinho, e amizade. Vitória Tobias Santos por ser uma colaboradora fantástica e ter sinalizado essa ferramenta para a nossa equipe. Thanks to member of Manu Prakash lab at Standford University for the donation of two Foldscopes and empowering our community with the microcosmos. Obrigado a todos que acreditam no Conector Ciência. 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Powered by Create your own unique website with customizable templates.